A agricultura biológica tem vinda a ganhar terreno na agricultura. Produzir agricultura biológica não é apenas uma alternativa à agricultura dita convencional onde o uso de pesticidas químicos é tido como normal, agricultura biológica é muito mais do que isso.
Agricultura biológica: Produzir bio
Mas afinal o que é a agricultura biológica? Agricultura biológica é tudo aquilo que é produzido segundo regras especificas que visam a obter produtos saudáveis sem recurso a químicos e que ao mesmo tempo promovam a sustentabilidade do meio ambiente.
Para que isso aconteça é necessário que os alimentos produzidos não sejam transgénicos e que todo o processo desde a preparação do solo até à colheita seja feita sem recurso a químicos, como pesticidas e adubos químicos, mas privilegiando o uso de adubação biológica como a compostagem e o húmus de minhoca.
Em suma, na agricultura biológica, não se recorre à aplicação de pesticidas nem adubos químicos sintetizados em laboratório, nem ao uso de organismos geneticamente modificados, os chamados transgénicos.
Com esta forma de agricultura, a saúde do consumidor e do produtor são salvaguardadas, uma vez que o consumidor não ingere químicos nocivos à sua saúde e o produtor não está em contacto direto com eles prejudicando a sua saúde.
Para além disso, a agricultura biológica permite que não exista contaminação das águas e do meio ambiente em geral, garantindo assim a sustentabilidade na agricultura.
A importância do sabor da agricultura biológica
A agricultura biológica garante que os alimentos tenham o sabor original, isto é, ao consumir alimentos biológicos notará uma grande diferença no sabor e textura dos alimentos, pois o facto de serem livres de químicos e de produtos que visam a potenciar o crescimento, têm um desenvolvimento saudável e com o sabor de origem.
A maioria dos alimentos produzidos na agricultura dita convencional promove o crescimento precoce das culturas de forma a obter um maior rendimento, no entanto, este crescimento é promovido na maioria das vezes com um aumento do teor de água nos alimentos e não no seu sabor. Com a agricultura biológica isto não acontece, pois o tempo de crescimento e maturação dos alimentos é respeitado.
A garantia de ser bio
A agricultura biológica é distinguida das outras através de um selo colocado na embalagem dos produtos. É este selo que garante que o alimento x foi produzido através de agricultura biológica respeitando todos os parâmetros necessários. Caso encontre um alimento dito bio mas que não apresente o selo de garantia de agricultura biológica é porque provavelmente a produção desse produto não respeitou em algum momento os parâmetros necessários e obrigatórios da agricultura biológica.
O preço da agricultura biológica
É verdade que o valor dos produtos biológicos é na maioria das vezes mais caro do que os produtos convencionais. Mas também é verdade que ao comer bio estará a preservar e a melhorar a sua saúde o que se traduzirá numa poupança no futuro.
Comentar