Mas o que são as regiões ultraperiféricas?
Igualmente conhecidas por RUP, as Regiões Ultraperiféricas da União Europeia são territórios que ficam, pela sua geografia, localizados fora do continente europeu apesar de serem parte integrante dos países da União Europeia a que pertencem: é o caso da Madeira.
Existem classificadas, no entanto, mais oito regiões ultraperiféricas: no Oceano Atlântico, no Oceano Índico, no Mar das Caraíbas e na Selva Amazónica. Ora veja exactamente onde estão situadas:
- Madeira (Portugal);
- Açores (Portugal);
- Ilhas Canárias (Espanha);
- Reunião (França);
- Martinica (França);
- Guadalupe (França);
- Mayotte (França);
- Saint-Martin (França);
- Guiana (França).
As regiões ultraperiféricas são reconhecidas como regiões-oportunidade e conferem o selo de certificação a alguns produtos agrícolas como garantia de qualidade. Esta promoção existe desde 2006 e terá sido o início do avanço na valorização da tipologia destes territórios.
No caso em questão é a banana da Madeira!
Onde nasce a banana da Madeira?
A banana da madeira nasce e cresce na pérola do Atlântico, a Ilha da Madeira, dona de um dos mais antigos patrimónios naturais. saiba que a nossa Ilha tem mais de 20 milhões de anos de história. E nem só de banana da Madeira é valorizada: a Floresta Laurissilva, reconhecida pela UNESCO em 1999 como Património Mundial Natural, é um dos elementos mais notáveis do Parque Natural da Madeira.
A banana da Madeira tem um berço naturalmente feliz!
A pequena Ilha constitui o cenário perfeito para este fruto saboroso que é a banana da madeira: fundo verdejante, temperaturas amenas ao longo do ano e uma gastronomia única: tudo a convergir para o seu sabor característico.
Mas afinal o que é que a banana da Madeira tem?
- ferro para o sangue;
- cálcio para os ossos;
- potássio para os músculos;
- fósforo para os dentes;
- fibras, vitaminas e açúcares naturais.
A banana da Madeira tem tudo – e só não tem comparação para o seu sabor docinho e intenso!
Altamente energética, a banana da Madeira é muito consumida por atletas de alta competição: é rica em sacarose, glicose, frutose, fibras, potássio, magnésio e várias vitaminas dos agrupamentos A, B e em vitamina C.
Está mesmo a pensar comer uma por dia e no bem que lhe faria, certo?
As Panquecas de banana da Madeira
Anote, por favor, o que vai precisar:
- 1 chávena de farinha;
- 1 colher de sopa de açúcar;
- 1 colher de chá de fermento;
- ⅔ de chávena de leite;
- 1 banana da Madeira pequena madura;
- sal;
- manteiga para barra;
- banana da Madeira caramelizada;
- 2 bananas da Madeira pequenas maduras;
- 1 colher de chá de manteiga;
- ⅓ chávena de açúcar;
- canela em pó.
Como preparar?
Vai esmagar a banana da Madeira com um garfo e misturá-la com o leite. depois, adicione a farinha ao açúcar e ao fermento e atire com uma pitada de sal. Na fase seguinte, vai juntar o leite à banana da Madeira e à farinha e envolva bem.
A massa está muito grossa? faça assim, junte um pouco mais de leite. Depois, barre uma frigideira com um pouco de manteiga e aqueça-a bem. Agora vai colocar uma colherada de massa na frigideira e deixar ficar douradinha e virar.
Quando acabar toda a massa faça a banana da Madeira caramelizada. Não sabe? É assim, derreta a manteiga e junte o açúcar e canela a gosto. Quando o açúcar estiver derretido, vai juntar a banana da Madeira em rodelas e deixar cozinhar entre um a dois minutos.
E já está! Só falta mesmo barrar a banana da Madeira caramelizada por cima das panquecas e…ter um grande momento de prazer!
A banana da madeira é um fruto valorizado na União europeia. Além da sua riqueza nutricional, serve como ingrediente para doçaria típica apetitosa. Não deixe de consumi-la!
Comentar