Tem um jardim em sua casa e adora rosas, mas não sabe como fazer um jardim de rosas ou como cuidar dele? As rosas são flores de uma beleza enorme, mas são também muito delicadas e necessitam de cuidados especiais para se manterem bonitas e saudáveis. Saiba como poderá ter um jardim de rosas bonito.
Preparação do jardim de rosas
Antes de ter o jardim propriamente dito é necessário preparar o solo e as espécies de rosas que pretende. Uma boa planificação do jardim é o primeiro passo para ter um espaço bonito.
- Preparação do solo. Adquira um bom substrato que apresente uma boa capacidade de drenagem da água. O solo de um jardim de rosas nunca poderá ficar encharcado se não as raízes apodrecem. É importante também que o solo seja rico em nutrientes para que as roseiras cresçam de forma saudável;
- A aquisição das roseiras é um passo fundamental na criação do seu jardim. É importante que escolha plantas sem doenças como vírus ou pragas ou corre o risco de nunca obter roseiras bonitas. Outra questão importante é saber se pretende roseiras de tamanho mais pequeno ou se por outro lado, pretende escolher espécies de roseiras trepadeiras. Planifique bem o espaço que tem disponível para o seu jardim e escolha as espécies de acordo com isso;
- A planificação do espaço é também importante devido às raízes das roseiras, assim como, do espaço que vão necessitar na hora de florirem. Não coloque rosas demasiado perto umas das outras. Lembre-se que elas crescem e precisam de espaço;
Uma questão de fotossíntese
As rosas são flores que necessitam de muitas horas de sol diárias para florirem, caso contrário terá roseiras doentes e sem flor. Por isso, se o seu jardim não apanha muito sol, as rosas poderão não ser a melhor opção.
O sol é também importante na hora de escolher plantar as suas roseiras. O sol forte do Verão é demasiado agressivo para as plantas jovens, logo opte por plantar as suas roseiras nas estações mais amenas, como a Primavera ou o Outono.
A rega das rosas
A rega é sempre um parâmetro que depende diretamente do clima. Nas estações mais secas, como o Verão é conveniente regar as suas roseiras duas a três vezes por semana, observando sempre a reação das plantas de forma a saber quais são as suas necessidades reais de água.
Nas estações mais úmidas, verifique o estado do solo. Se este estiver úmido não há necessidade de rega, mas se achar que necessitam de água, molhe a terra uma a duas vezes por semana. Não se esqueça que o solo onde estão as rosas deverá estar no máximo seco mas nunca ressequido.
É necessário podar as rosas?
Se pretende obter um jardim bonito, este parâmetro é fundamental. Com tesouras adequadas para o efeito corte frequentemente os ramos secos que impedem o bom crescimento das roseiras. Quando procede a adubação do solo, deverá podar as roseiras para que estas cresçam bem.
clarinda diz
Diana gostei das informações mas estou atras de uma receita caseira que usei deu certo mas esqueci e o problema voltou. Lembro que tinha fermento seco de bolo. As roseiras ficam com as folhas esbranquiçadas e enrugadas se voce souber me conta? Obrigada.
Antonia Santos diz
Obrigada pelas dicas, as rosas são minhas flores preferidas, mas as minhas sempre morrem .