Pretende cultivar um solo calcário mas sabe à partida que o cultivo neste tipo de solo não é uma tarefa fácil. Mas saiba que se optar por cultivar as espécies certas e seguir determinadas recomendações, pode transformar um solo calcário num bom solo para cultivo.
Solo calcário. Características
Um solo calcário caracteriza-se por ter uma grande quantidade de partículas rochosas na sua composição. Este tipo de solo é encontrado maioritariamente em zonas desérticas, onde podemos observar um solo totalmente calcário ou, é possível que em determinadas regiões o solo apresente características de solo parcialmente calcário que dificulta a agricultura.
O que fazer para cultivar um solo calcário
Antes de mais, é importante selecionar as culturas que se adaptam com relativa facilidade a um solo calcário, pois só assim garantirá o sucesso do cultivo. Antes de proceder à plantação, deverá preparar o solo convenientemente:
- Lavre bem o solo para que se dê o arejamento do mesmo;
- Após lavrar o solo, aplique adubo adequado para garantir as quantidades de nutrientes necessárias ao cultivo das espécies que escolheu;
- Pode optar por adicionar um tipo de solo mais fértil, misturando-o bem com o solo calcário;
- Num solo calcário os buracos para as plantações deverá ter alguma profundidade de forma a prender bem as raízes.
O que pode cultivar num solo calcário
Poderá não ter a plantação com as espécies que desejaria, mas num solo calcário é importante que selecione culturas que sabe à partida que vingam neste tipo de solo:
- Batatas, tubérculos fortes que se adaptam bem neste tipo de solo;
- Couves e repolho, desde que misture algumas pedras para aumentar a irrigação, poderá cultivar couves sem problemas;
- Brócolos, outro legume que se adapta muito bem neste tipo de solo.
Não plante num solo calcário
Evite cultivar plantas demasiado sensíveis ao pH do solo e que necessitem de grandes quantidades de nutrientes. Evite por isso flores no geral, principalmente as mais sensíveis como as orquídeas e ervas aromáticas que não se adaptam bem a este tipo de solo.
Um solo calcário necessita de medições de pH frequentes de forma a conseguir corrigir a alcalinidade do solo, por isso evite espécies pouco resistentes, podendo optar, no caso de um jardim, plantar as flores em vasos individuais com um tipo de solo apropriado. No caso do solo apresentar apenas algumas características calcárias, é provável que misturando outro tipo de solo consiga cultivar espécies mais sensíveis.
É importante ter em conta que um solo calcário é um solo com pouco arejamento, logo é importante que uma a duas vezes por ano lavre o solo de forma a manter boas condições de cultivo. Importa também escolher espécies que durem apenas meia estação ou que possam ser facilmente transportadas para que possa lavrar o solo sem problemas.
richard diz
calcario uma espece tipo carvao
Ormanda Menezes da Silva diz
Muito bom ! Gostei muito do material.
Obrigada !!!
matheus diz
esse site emuito bom
Bella diz
Ameii muito bom me ajudou bastante