Levar a agricultura até à sua casa é possível, cultivando os seus próprios legumes e fruta biológica. Para ter uma horta em casa não necessita de um espaço grande, basta que tenha cuidados no cultivo e manutenção, seguindo dicas básicas de agricultura e terá uma horta de fazer inveja.
Cuidados a ter na sua horta
Antes de ter a sua horta é necessário planificar o espaço que tem disponível e escolher os legumes e frutas que pretende cultivar de forma a que estas consigam ter as condições necessárias a um crescimento saudável, com água e nutrientes suficientes.
O espaço escolhido para a sua horta deverá ter uma boa exposição solar diária e os canteiros escolhidos deverão ter profundidade suficiente para que as raízes se desenvolvam.
A importância do solo para uma horta
Utilize um solo bastante rico em nutrientes para a sua horta. Deverá escolher um solo de cor escura que seja poroso para garantir uma boa drenagem de água.
Caso o solo não seja o mais adequado é necessário realizar as correções deste adicionando argila ou algum tipo de fertilizante biológico.
A adubação do solo deve ser cuidadosa uma vez que se pretende que a horta seja o mais saudável e biológica possível.
Logo, deverá escolher apenas fertilizante biológico como é o caso do húmus de minhoca. A adubação poderá ser feita regularmente ou de acordo com as necessidades nutricionais da sua horta.
A importância da rega
A rega deve ser frequente e de preferência realizada nas horas mais frescas do dia, de forma a fornecer a quantidade de água necessária quer à germinação da semente, quer ao saudável desenvolvimento da horta. Poderá, se preferir implementar um sistema de rega adequado, principalmente se a sua horta for de maiores dimensões.
O que pode cultivar na sua horta biológica
As plantas mais comuns são as cenouras, cebolas, alfaces, couves, tomate, brócolos e couve-flor. É importante que defina aquilo que pretende cultivar, mas mais importante ainda é ter noção que a rotatividade de culturas é um fator determinante para o sucesso da sua horta.
Outro fator importante na escolha das espécies a cultivar é escolher legumes que cresçam bem juntos, daí que não deve cultivar cebolas junto de leguminosas, por exemplo. Caso a sua horta não tenha grandes dimensões e não seja possível cultivar os legumes com alguma distância entre eles é mais vantajoso escolher menor variedade mas garantir que as espécies escolhidas germinem e cresçam saudavelmente.
Não se esqueça que a sua horta deverá ser vigiada regularmente contra pragas e outros invasores, devendo sempre que possível tomar medidas preventivas como plantar espécies que repelem determinadas pragas, que garante não só o cultivo de mais uma espécie como um controlo biológico de pragas e outros invasores.
Comentar