Pretende ter um relvado, mas não sabe o que tem de fazer para semear a relva? Ter um relvado bonito não passa apenas por semear relva, é necessário que ele cresça de forma saudável.
O início: Semear a relva
Primeiro é necessário preparar o solo. Retire a camada superficial do solo, como pedras e adicionar adubo orgânico aumentando a qualidade do solo para receber a relva que vai semear.
Tudo começa quando prepara o solo e semeia as sementes do seu relvado.
Assim que o solo esteja preparado para receber o seu relvado, é importante ter em conta as ondulações do terreno. Alise o solo de forma a ter um relvado bonito sem assimetrias. Para conseguir isto, use em rolo cilíndrico próprio para o efeito.
Depois da preparação do solo, é necessário semear o relvado. Espalhe as sementes com a mão cobrindo toda a superfície que pretende para o seu relvado.
Após ter espalhado as sementes, tape-as com uma camada fina de adubo e caso o solo seja pouco argiloso, poderá juntar também alguma quantidade de areia de forma a melhorar a drenagem e a própria estrutura do solo. Não se esqueça porém, que a camada por cima das sementes deverá ser fina, mas suficiente para cobrir a totalidade das mesmas.
A rega do relvado
Regue abundantemente a terra após ter semeado a relva, mas com o cuidado para que a água não solte as sementes da terra. É importante que a rega não ponha as sementes a descoberto do vento e dos pássaros, para isso use aspersores adequados para a rega do seu relvado.
Como ter um relvado bonito
Dicas de crescimento saudável e manutenção
Após ter semeado o relvado, a fase seguinte é o crescimento da relva e a manutenção do seu relvado de forma a que ele cresça bonito e saudável. Um relvado bonito é um relvado verde homogêneo e para conseguir isso é necessário seguir algumas dicas.
- Sol. O relvado deve ter bastante exposição solar para que o cresça saudável e verde. Mas tenha cuidado nos meses quentes de Verão, para que o sol não o queime;
- Em locais de pouca luz solar é importante que coloque árvores à volta do relvado para que estas absorvam o excesso de água do solo;
- O relvado deve ser cortado regularmente para manter um tamanho homogêneo e para que se mantenha saudável.
A adubação do relvado
Adube o seu relvado uma a duas vezes por ano para que este mantenha uma cor bonita. Além disso, para além da adubação cuide do seu relvado contra pragas como as ervas daninhas que crescem entre a relva ou contra possíveis pragas de insetos.
Caso o seu relvado seja atacado por algum tipo de praga, poderá retirar a parte afetada de forma a que não atinja a totalidade do relvado e voltar a semear relva nova.
Comentar